HISTÓRICO


O SIGA (Seminário para Interação em Gestão Ambiental) surgiu de uma demanda estudantil em querer conhecer mais os rumos e atuação da área que estava nascendo e dos profissionais que estavam surgindo. Por isso, seus primeiros anos foram voltados para debates quanto aos cursos e áreas de abrangência da Gestão Ambiental. Após o 3° ano do evento, foram criadas instituições que ajudaram os estudantes a discutir sobre esses assuntos de origem mais acadêmica e o SIGA pode abranger outras finalidades, se propondo a criar espaços de formação e interação de conhecimentos entre os participantes e através dos temas abordados, divulgar para sociedade civil e privada os potenciais e metodologias que podem ser aplicadas da (e na) área ambiental.

Abaixo, contamos com mais detalhes o que ocorreu em cada edição já realizada deste evento:

O I SIGA, realizado de 30 à 31 de agosto de 2003, contou com 373 inscritos, sendo 70% estudantes do ensino superior e 20% profissionais. Do total dos participantes do evento, 48% são estudantes de universidades públicas paulistas, com 88% destes da área de meio ambiente e afins. Este primeiro evento teve a finalidade de discutir sobre “O que é Gestão Ambiental?”, uma demanda dos alunos que ingressaram no novo curso da USP.

O II SIGA, realizado de 22 à 24 de outubro de 2004, contou com 251 inscritos. Buscando discutir aspectos gerenciais e socioambientais para a atuação profissional do gestor ambiental, profissão nova no mercado.

O III SIGA realizou-se dos dias 25 à 28 de Agosto de 2005 juntamente com o ENEGeA – Encontro Nacional dos Estudantes de Gestão Ambiental, contou com 445 inscritos. Aproveitando a recente explosão desse curso nas diversas regiões o Brasil, o ENEGeA congregou os estudantes para debater temas de seu interesse, tais como regulamentação profissional, conselho regional e sindicato, além da produção de uma carta sobre as expectativas do estudante e profissional de gestão ambiental.

O IV SIGA contou com a participação de 321 pessoas, sendo realizado nos dias 25, 26 e 27 de Agosto de 2006. Com o tema “Um ambiente melhor é possível?", questionou as formas de desenvolvimento atuais e os conceitos de ambiente, debatendo em sua última atividade o tema com seus participantes.

I SIGA CiênciaO V SIGA contou com a participação de 322 pessoas, sendo realizado nos dias 24, 25 e 26 de Agosto de 2007. Com o tema “Políticas Públicas", pode-se colaborar na sensibilização da sociedade para uma visão holística do ambiente e da Gestão Ambiental, buscando cidadania, qualidade de vida e conservação da natureza.

O VI SIGA contou com a participação de 300 pessoas, sendo realizado nos dias 18 e 19 de Abril de 2009. Com o tema “Bioética e Biosegurança", pode-se discutir a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e aplicações no contexto do meio ambiente.

O VII SIGA ontou com a participação de 260 pessoas, sendo realizado nos dias 16, 17 e 18 de Abril de 2010. Com o tema “Legislação: Um instrumento para a Gestão Ambiental", que abordou discussões sobre como o direito pode auxiliar e sistematizar os processos de avaliação e tomada de decisão de quem atua na área jurídica e ambiental. Juntamente com este evento houve o lançamento do I SIGA Ciência (Simpósico Científico de Gestão Ambiental), que buscou apresentar o que está sedo pesquisado e construído na área ambiental de todo o país.

O VIII SIGA foi realizado nos dias 7 e 8 de maio de 2011, com o tema “Economia do Meio Ambiente" que teve um público participante de 130, e levou questões ao público sobre como aliar um desenvolvimento econômico com preservação e restauração ambiental com criticidade, metodologias e práticas de abordagem, propondo uma relação entre eles, a exemplo do tema “Mercado de carbono”.

Já o IX SIGA ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2012 junto com o II SIGA Ciência e contou com a participação de 120 pessoas. O tema abordado foi a Gestão do Ambiente Urbano, com a intenção de refletir e debater sobre a construção de uma sociedade sustentável, trazendo a experiência de pesquisadores e profissionais da área. Além disso, foram discutidos assuntos em relação ao planejamento urbano, educação ambiental, mobilidade urbana, gestão de risco, legislação, entre outros.

O X SIGA foi uma edição comemorativa, o evento ocorreu nos dias 24 e 25 de Agosto de 2013. O tema foi "Gestão ambiental: Avanços e Desafios no Ambiente Empresarial", contando com 80 participantes. Esse evento teve como proposta a criação de um momento de reflexão sobre o ambiente de negócios, legislação e atuação do Gestor Ambiental no ambiente empresarial. Além disso, como parte comemorativa, no evento foi relembrado todas as edições anteriores com imagens e descrição do evento.

O XI SIGA ocorreu nos dias 16 e 17 de Agosto de 2014, juntamente com o III SIGA Ciência, que a partir dessa edição, tornou-se um evento anual. O evento abordou o tema "Bioconstruções e Grandes Empreendimentos: custo ou benefício?", que versou sobre a relação entre o meio ambiente e os tipos de construções, levando em consideração o aspecto social, ambiental e econômico. Na construção deste evento foram defendidos ideais políticos, econômicos e técnicos acerca da situação dos empreendimentos atuais e futuros, tendo como público inscrito 110 pessoas e a apresentação de 26 trabalhos técnico-científicos.

O XII SIGA e IV SIGA Ciência foram realizados nos dias 22 e 23 de agosto de 2015, contando com a participação de 136 inscritos. Com a proposta de tema sobre "Água: um recurso abundantemente escasso?", foi proposto uma oportunidade de diálogo sobre a crise hídrica atual que o país vem sofrendo, juntamente com o desenvolvimento de políticas de redução de consumo excessivo e disperdicio, além de oportunidades de transformar o setor para adequar-se a padrões sustentáveis. Já o simpósio científico contou com a apresentação de 23 trabalhos técnico-científicos da área ambiental.

O XIII SIGA e V SIGA Ciência aconteceram nos dias 20 e 21 de agosto de 2016, com 228 participantes. Trabalhando a temática "Nós e as Florestas", o evento pode trazer um debate a cerca da importância social, ambiental e econômica das florestas. Além disso, abordou diversas visões de preservação e utilização sustentável dos recursos florestais, levando ao público mais informações e esclarecimentos sobre o tema. Enquanto que paralelamente, o simpósio científico levou aos participantes a apresentação de 40 trabalhos técnico-científicos diretamente ligados a área ambiental. Ainda ligado a essa edição, o SIGA se tornou parceiro da organização britânica World Merit, que busca difundir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, sugeridos pela ONU para um mundo mais sustentável. Por conta disso, a XIII edição defendeu o ODS 15 - Vida Sobre a Terra, que busca debater e levar a preservação de nossas matas e sua biodiversidade.

 

Arquivos do SIGA