NORMAS DO EVENTO


1.
INSCRIÇÃO

As inscrições para o V SIGA Ciência (Simpósio Científico de Gestão Ambiental) estarão abertas no período de 07/03/2016 a 07/06/2016, utilizando formulário on-line disponível no endereço www.esiga.org.br/sigaciencia.html
Todos os participantes do XIII SIGA (Seminário para Interação em Gestão Ambiental) serão ouvintes deste evento, visto que ambos os eventos serão realizados concomitantemente.

As inscrições do V SIGA Ciência terão uma taxa de inscrição de R$20,00 (vinte reais), sendo que o autor e os coautores do trabalho a ser apresentado no evento ganham desconto na taxa de inscrição do XIII SIGA.

Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster, sendo autores: profissionais, graduandos, graduados e alunos da pós-graduação.

Será aceito na inscrição somente 1 (um) trabalho por autor. Em cada trabalho será permitido no máximo 3 (três) coautorias, ou seja, o autor e três coautores, além do orientador.
O trabalho inscrito deverá estar vinculado a um dos eixos temáticos, sendo que o tema do trabalho é de livre escolha dos autores.

Eixos Temáticos:
Abaixo se apresentam os quatro eixos temáticos de inscrição, seguidos de alguns exemplos de subtemáticas abordadas em cada eixo.

Ciências Sociais: educação ambiental, patrimônio e história ambiental, turismo e desenvolvimento local, população e práticas rurais, manifestação cultural e demais.
Administrativas: gestão ambiental empresarial, marketing ambiental, economia de recursos, contabilidade ambiental, direito ambiental e politicas públicas e demais.
Ciências Ambientais e da Terra: biodiversidade, unidades de conservação, mudanças climáticas, ecologia, recursos hídricos, recursos edáficos, atmosféricos e biológicos e demais.
Tecnologias: tecnologias sustentáveis, métodos quantitativos em análises ambientais, planejamento e gestão de ambientes, resíduos sólidos, saneamento, gestão urbana, tecnologias de produção, recuperação de áreas degradadas, análises físico-químicas e demais.

- Todos os trabalhos apresentados, independente do eixo temático, deverão ser exclusivamente aplicados à área ambiental, não necessariamente vinculados ao tema da edição do seminário (XIII SIGA) corrente.

- A comunicação entre a Comissão Organizadora e os participantes inscritos, será feita através do e-mail: siga.ciencia@gmail.com.

- A exatidão dos dados informados na ficha de inscrição e no trabalho é de inteira responsabilidade dos inscritos.

 

2. CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO

Os trabalhos deverão seguir os modelos em anexo na página eletrônica do evento e depois ser anexado na ficha do evento. O resumo deve seguir as Normas para Elaboração de Resumos estabelecidas. Para acessá-las clique aqui.

Acesse o TEMPLATE (modelo) do resumo expandido aqui.


A seleção dos resumos observará o conjunto: título; a contextualização do conteúdo com o eixo escolhido e relação com a área ambiental, a qualidade do levantamento teórico e bibliográfico e adequação normativa do trabalho. Os resumos serão selecionados e avaliados por professores e doutores especializados nas áreas referentes ao eixo temático.
O resultado da seleção será divulgado no site do evento (www.esiga.org.br/sigaciencia.html) e nas mídias sociais, bem como informado diretamente via e-mail ao autor.

Abaixo segue o cronograma de andamento das atividades do V SIGA Ciência:

Cronograma das atividades do V SIGA Ciência
Período de inscrições
07/03/2016 a 29/05/2016
1° avaliação dos resumos expandidos
30/05/2016 a 30/06/2016
Envio de e-mail aos autores indicando a aprovação ou solicitando adequações nos resumos
04/07/2016
Período de envio de resumos com adequações realizadas
05/07/2016 a 19/07/2016
2° avaliação dos resumos (com adequações)
20/07/2016 a 01/08/2016
Divulgação dos trabalhos selecionados para apresentação
08/08/2016
Apresentação no V SIGA Ciência
20 e 21/08/2016

 

3. APRESENTAÇÃO

Fica estabelecido que os períodos de apresentação serão divididos em:

SÁBADO (20/08/2016)
DOMINGO (21/08/2016)
Ciências Sociais
Ciências Ambientais e da Terra
Administrativas
Tecnologias

A confecção do pôster deve seguir as normas presentes aqui.
O modelo de Pôster se contra aqui.

O trabalho não poderá ser apresentado por pessoas que não constem como autor(a) ou coautor(a).
O horário específico das apresentações estará disponível no site www.esiga.org.br/sigaciencia.html a partir do dia 08/08/2016.

 

4. CERTIFICAÇÃO

Serão certificados apenas os trabalhos, efetivamente apresentados no evento, na Exposição dos Pôsteres.
Informamos que todos os trabalhos efetivamente apresentados no evento serão publicados online na página do SIGA no espaço do acervo do "Simpósio SIGA Ciência" (www.esiga.org.br/sigaciencia.html). Essa publicação posteriormente será registrada em anais, vinculados ao número do ISSN (International Standard Serial Number) do evento.
A emissão do certificado de apresentador de trabalho está vinculada às informações prestadas no momento da inscrição.
O certificado, contendo o nome de todos os autores cadastrados, de acordo com a mesma ordem lançada na ficha de inscrição, será enviada via e-mail ao autor do trabalho num prazo de até 1 mês após o evento, sendo expedido somente um certificado por trabalho.

 

5. INFORMAÇÕES FINAIS

Todas as informações de caráter público, como: conteúdo, normas, modelos, resultados e listas estarão disponíveis no endereço www.esiga.org.br/sigaciencia.html.
As informações de caráter pessoal, tal como: inscrição, avaliações e dúvidas serão tratadas por meio do e-mail siga.ciencia@gmail.com.
Questões não abrangidas nesse edital deverão ser submetidas para avaliação da comissão organizadora do V SIGA Ciência através do e-mail siga.ciencia@gmail.com.