NORMAS DO EVENTO


1.
INSCRIÇÃO

As inscrições para o VI SIGA Ciência (Simpósio Científico de Gestão Ambiental) estarão abertas no período de 13/03/2017 a 03/06/2017, utilizando formulário on-line disponível no endereço www.esiga.org.br/sigaciencia.html


Todos os participantes do XIV SIGA (Seminário para Interação em Gestão Ambiental) serão ouvintes deste evento, visto que ambos os eventos serão realizados concomitantemente.


A inscrição do VI SIGA Ciência terá uma taxa de R$30,00 (trinta reais) por pessoa presente no dia da apresentação, sendo que os mesmos ganham desconto na taxa de inscrição do XIV SIGA. A taxa de inscrição deverá ser paga assim da divulgação da lista dos aprovados, após a segunda avaliação dos resumos (vide cronograma). A apresentação presencial somente será permitida após o pagamento da taxa de inscrição.


Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster, sendo autores: profissionais, graduandos, graduados e alunos da pós-graduação.


Será aceito na inscrição somente 1 (um) trabalho por autor. Em cada trabalho será permitido no máximo 6 (seis) coautorias, ou seja, o autor e seis coautores, além do orientador.


O trabalho inscrito deverá estar vinculado a um dos eixos temáticos, sendo que o tema do trabalho é de livre escolha dos autores.

Eixos Temáticos:
Abaixo se apresentam os quatro eixos temáticos de inscrição, seguidos de alguns exemplos de subtemáticas abordadas em cada eixo.

Ciências Sociais: educação ambiental, patrimônio e história ambiental, turismo e desenvolvimento local, população e práticas rurais, manifestação cultural e demais.
Administrativas: gestão ambiental empresarial, marketing ambiental, economia de recursos, contabilidade ambiental, direito ambiental e politicas públicas e demais.
Ciências Ambientais e da Terra: biodiversidade, unidades de conservação, mudanças climáticas, ecologia, recursos hídricos, recursos edáficos, atmosféricos e biológicos e demais.
Tecnologias: tecnologias sustentáveis, métodos quantitativos em análises ambientais, planejamento e gestão de ambientes, resíduos sólidos, saneamento, gestão urbana, tecnologias de produção, recuperação de áreas degradadas, análises físico-químicas e demais.

- Todos os trabalhos apresentados, independente do eixo temático, deverão ser exclusivamente aplicados à área ambiental, não necessariamente vinculados ao tema da edição do seminário (XIV SIGA) corrente.

- A comunicação entre a Comissão Organizadora e os participantes inscritos, será feita através do e-mail: siga.ciencia@gmail.com.

- A exatidão dos dados informados na ficha de inscrição e no trabalho é de inteira responsabilidade dos inscritos.

Os trabalhos deverão seguir os modelos em anexo na página eletrônica do evento e depois ser anexado na ficha do evento, disponível aqui. O resumo deve seguir as Normas para Elaboração de Resumos estabelecidas. Para acessá-las clique aqui.

Acesse o TEMPLATE (modelo) do resumo expandido aqui.


A seleção dos resumos observará o conjunto: título; a contextualização do conteúdo com o eixo escolhido e relação com a área ambiental, a qualidade do levantamento teórico e bibliográfico e adequação normativa do trabalho. Os resumos serão selecionados e avaliados por professores e doutores especializados nas áreas referentes ao eixo temático.
O resultado da seleção será divulgado no site do evento (www.esiga.org.br/sigaciencia.html) e nas mídias sociais, bem como informado diretamente via e-mail ao autor.

Abaixo segue o cronograma de andamento das atividades do VI SIGA Ciência:

Cronograma das atividades do VI SIGA Ciência
Período de inscrições
13/03/2017 a 03/06/2017
1° avaliação dos resumos expandidos
04/06/2017 a 02/07/2017
Envio de e-mail aos autores indicando a aprovação ou solicitando adequações nos resumos
07/07/2017
Período de envio de resumos com adequações realizadas
08/07/2017 a 22/07/2017
2° avaliação dos resumos (com adequações)
23/07/2017 a 31/07/2017
Divulgação dos trabalhos selecionados para apresentação
06/08/2017
Apresentação no VI SIGA Ciência
19/08/2017
Cerimônia de Premiação
20/08/2017

 

3. APRESENTAÇÃO

Fica estabelecido que o dia da apresentação fica separado nos seguintes períodos:

MANHÃ (11:00 às 12:30)
TARDE (16:30 às 18:00)
EIXO I - Ciências Sociais
EIXO III - Ciências Ambientais e da Terra
EIXO II - Administrativas
EIXO IV - Tecnologias

A confecção do pôster deve seguir as normas presentes aqui.
O modelo de Pôster se contra aqui.

Será permitido apenas duas pessoas (autor(a) e/ou coautores) na apresentação presencial do pôster. O trabalho não poderá ser apresentado por pessoas que não constem como autor(a) ou coautor(a).
O horário específico das apresentações estará disponível no site www.esiga.org.br/sigaciencia.html a partir do dia 06/08/2017.

 

4. PUBLICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

Serão publicados e certificados apenas os trabalhos efetivamente apresentados no evento, na Exposição dos Pôsteres.
Informamos que todos os trabalhos efetivamente apresentados no evento serão publicados online na página do SIGA no espaço do acervo do "Simpósio SIGA Ciência" (www.esiga.org.br/sigaciencia.html), indicados com o número ISSN (International Standard Serial Number) do evento.
A emissão do certificado de apresentação do trabalho está vinculada às informações prestadas no momento da inscrição (nome do autor(a), dos coautores e do orientador; dados para contato).
O certificado, contendo o nome de todos os autores cadastrados, de acordo com a mesma ordem lançada na ficha de inscrição, será enviada via e-mail ao autor do trabalho num prazo de até 2 meses após o evento, sendo expedido somente um certificado por trabalho.

 

5. PREMIAÇÃO

Todos os trabalhos efetivamente apresentados na exposição de pôsteres no primeiro dia do simpósio (19/08/2017) estarão sujeitos à avaliação de professores/doutores (avaliação técnica), bem como pelos participantes do XIV SIGA (avaliação popular). No segundo dia do simpósio (20/08/2017), serão premiados com menção honrosa os três melhores trabalhos de acordo com a avaliação técnica, e o melhor trabalho pela avaliação popular. A cerimônia de premiação acontecerá de acordo com o definido na programação do XIV SIGA.

 

6. INFORMAÇÕES FINAIS

Todas as informações de caráter público, como: conteúdo, normas, modelos, resultados e listas estarão disponíveis no endereço www.esiga.org.br/sigaciencia.html.
As informações de caráter pessoal, tal como: inscrição, avaliações e dúvidas serão tratadas por meio do e-mail siga.ciencia@gmail.com.
Questões não abrangidas nesse edital deverão ser submetidas para avaliação da comissão organizadora do VI SIGA Ciência através do e-mail siga.ciencia@gmail.com.