Apresentação


O SIGA Ciência (Simpósio Científico de Gestão Ambiental) propõe reunir e divulgar assuntos que os estudantes e profissionais que atuam na área ambiental estão desenvolvendo pelo país,  reforçando assim a importância destes para a sociedade. Anualmente o simpósio é realizado simultaneamente ao Seminário para Interação em Gestão Ambiental (SIGA) na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ), campus da Universidade de São Paulo (USP) na cidade de Piracicaba-SP. Este foi concebido em decorrência da realização do SIGA e a partir da necessidade que os estudantes do Bacharelado em Gestão Ambiental da ESALQ/USP de criar um espaço para publicação e compilação de trabalhos gerados na área de Gestão Ambiental.

A Gestão Ambiental é uma profissão relativamente recente no contexto brasileiro e sua formação propicia a compreensão dos meios natural, social, político, econômico e cultural, com embasamento na área de adminstração e habilidades para tomada de decisões em um mundo diversificado e interdependente.

Este evento propõe a criação de momentos de aquisição de conhecimento, reflexão e debate para sensibilização da sociedade quanto aos desafios socioambientais e à atuação do Gestor Ambiental neste contexto. Além disso, o evento visa demonstrar a ampla atuação que este profissional possui e propiciar a troca experiências.

As edições anteriores do evento foram contempladas com apresentação de trabalhos de insituições de todo o Brasil, reunindo mais de 80 publicações em nossos anais.

Este simpósio objetiva tratar temas centrais das questões ambientais e da atuação do profissional de Gestão Ambiental, promovendo interação entre estudantes, profissionais e comunidade, interessados nas questões ambientais, possibilitando o intercâmbio de saberes, experiências, propostas metodológicas, tecnologias e projetos. Também visa colaborar com a formação dos participantes por meio da disponibilização de informações e da construção de conhecimento a respeito das questões ambientais, propiciando a oportunidade ao público a oportunidade de conhecer pesquisadores e profissionais de destaque na área ambiental. Assim, o trabalho do profissional de Gestão Ambiental pode ser exposto para a sociedade como um todo, envolvendo os diversos setores que o compõe: meio privado, público e terceiro setor.

Esta página tem por objetivo reunir e disponibilizar o acervo de resumos publicados neste evento, assim ampliando o alcance dos objetivos do simpósio.

Conheça as normas e participe do VI SIGA Ciência - 2017.